top of page

IELTS™️

Há dois tipos de prova do IELTS: Academic e General.

IELTS Academic

O teste de inglês IELTS Academic avalia se você se tem o nível de proficiência em língua inglesa exigido para ingressar em um curso acadêmico, refletindo algumas das competências da linguagem acadêmica.

Inscreva-se para o IELTS Academic se deseja: 

  • Ingressar em um curso de ensino superior no exterior;

  • Candidatar-se a um visto de estudante no Reino Unido (Tier 4) por meio de uma universidade patrocinadora (Tier 4 Sponsor);

  • Entrar para o mercado de trabalho em um país de língua inglesa. 


Você pode realizar o teste de inglês IELTS Academic em papel ou no computador. Todos as provas de inglês serão aplicadas em um dos nossos centros oficiais de teste.

A prova do IELTS é dividida em 4 seções: Listening, Reading, Writing e Speaking. A seção de Speaking é feita cara a cara com o avaliador ou por vídeo chamada. É muito importante saber que a prova pode ser dividida em dois dias, o que é bem comum.

 

Diferentemente de outras provas de proficiência como o TOEFL IBT, as seções de Listening e Reading não apresentam apenas questões de múltipla escolha. Há questões em que você deve completar com a informação pedida. Elas são minoria, mas nelas você deve ter atenção redobrada porque erros de ortografia fazem com que a questão seja considerada incorreta — não há meio certo. No Writing, você terá que escrever duas redações: uma analisando um gráfico ou uma tabela e outra dando sua opinião sobre um tema.

 

Na seção do Speaking, você responderá a perguntas pessoais. Falará de sua rotina, dos seus hábitos e dos seus gostos. Você também poderá ser perguntado sobre coisas mais específicas como uma festa a que foi ou uma viagem que fez. E, por último, você falará sobre temas mais abrangentes como cultura no Brasil, educação ou valores da sociedade em que vive, sempre colocando sua opinião. A seção do Speaking dura em média entre 11 e 14 minutos.

 

A nota máxima possível no teste é 9, e ela é dada pela média da pontuação do estudante em cada uma das quatro seções. A nota mínima exigida pelas universidades internacionais varia. Instituições de excelência costumam determinar que o aluno tenha ao menos 7.5 pontos no exame, e que a pontuação em cada seção seja maior do que 7. O resultado estará disponível para consulta no site depois de 13 dias corridos, e o documento oficial será enviado por correio na mesma data.

IELTS General Training

A modalidade IELTS General Training avalia o seu conhecimento da língua inglesa em um contexto cotidiano. As questões e etapas da prova refletem o uso do idioma tanto no trabalho como em situações sociais.

Faça este exame se você pretender:

 

  • obter formação ou fazer cursos que não sejam na área acadêmica;

  • trabalhar ou estagiar em um país de língua inglesa;

  • imigrar para um país de língua inglesa;

  • destacar-se no mercado de trabalho brasileiro.

O exame é composto por quatro etapas: Listening (interpretação oral), Reading (interpretação escrita), Writing (redação) e Speaking (conversação), realizada em um de nossos centros autorizados e com duração de 2 horas e 45 minutos.

Em relação à entrevista de Speaking, ela será agendada diretamente por nossa equipe e poderá cair no mesmo dia das demais etapas, ou em até uma semana antes da data oficial da prova (inclusive durante a semana e em horário comercial). Você receberá os detalhes de agendamento de seu exame por e-mail de 7 a 10 dias antes da data oficial, notificando também o dia e horário de sua entrevista. 

Se você estiver se deslocando de cidade ou de Estado para fazer a prova, sua entrevista oral será preferencialmente agendada para o mesmo dia da prova escrita ou para dias o mais próximos possível (geralmente, de 1 a 2 dias antes). 

bottom of page