Como me preparar para prestar o TOEFL?

11/08/2017

Muitos estudantes nos contatam com essa dúvida, por isso decidimos compartilhar essas dicas. Já participei de mais de 400 aplicações de testes e vi candidatos cometendo erros básicos que poderiam ser evitados com um pouco mais de preparo e informação.

1 – O primeiro passo é se atentar que há 2 tipos de TOEFL: ITP (Institutional Testing Program) e iBT (Internet Based Test).  Como há diferença entre os 2 testes, você otimizará seu tempo se preparando para as seções corretas. Seguem as diferenças:

TOEFL ITP (Institutional Testing Program)

Seções: Listening  /  Structure & Written Expression  /  Reading

Duração: 2 Horas

Pontuação: 310 – 677 Pontos

TOEFL IBT (Internet Based Test)

Seções: Reading  /  Listening  /  Speaking  /  Writing

Duração: 4 Horas

Pontuação: 0  –  120 Pontos

O teste ITP tem uma seção de gramática, no iBT a gramática é avaliada na sua expressão escrita e oral. Além disso, o iBT trabalha com habilidades integradas, ou seja, em uma das redações, terá que ler um texto, ouvir uma palestra e escrever sobre as similaridades ou diferenças entre o texto e a palestra. No Speaking também haverá atividades integradas.

Um erro comum é pegar qualquer livro TOEFL emprestado (mesmo de formatos TOEFL que não são mais aplicados no Brasil, como CBT e PBT) e se preparar para seções que não existem ou de forma equivocada.

Vamos continuar com as dicas para àqueles que prestarão o iBT.

2 – É importante que o candidato faça um simulado e sinta a experiência real do teste. Já vi candidatos que ficaram esperando a tela avançar sozinha sendo que tinham que clicar no botão “Next” para avançar. Outros achavam que ia aparecer um entrevistador no Speaking e não estavam preparados para o formato de avaliação oral. Além disso, o treino real com 4 horas de prova permitirá que você avalie a sua concentração e cansaço.

O simulado oficial da ETS chama-se TOEFL Practice Online (TPO). Você poderá comprar diretamente no site da ETS (USD 44.95) através do link http://toeflpractice.ets.org/  ou adquirir uma senha com a MK (Entre em contato para informações e valores). É uma ferramenta de excelente custo-benefício, considerando que a taxa do exame é USD 215. (Veja mais características sobre o TPO).

Há ferramentas gratuitas na internet, mas apenas com samples ou ainda, que não correspondem ao nível de dificuldade real do teste.

 3 – Se fez o simulado e verificou que a pontuação está abaixo da meta, faça um plano de estudos. Defina a pontuação que quer atingir, quanto tempo tem para se preparar, quantas horas irá estudar por dia e quais seções precisa de reforço. Vá direto ao ponto. A menos que esteja se preparando com 1 ano de antecedência, provavelmente não haverá tempo de estudar todos os capítulos do livro de gramática.

 4 – Vale a pena reservar um tempo para se familiarizar bem com as seções de Writing & Speaking. Geralmente são as áreas de maior dificuldade – talvez devido ao nosso sistema de ensino escolar priorizar a leitura e exercícios gramaticais. Trataremos em mais detalhes cada uma dessas seções.

 5 – Segue uma dica para cada seção:

 SPEAKING: Pratique exercícios como dar uma opinião, descrever problemas, ouvir um diálogo e contar com suas próprias palavras, comparar e contrastar opiniões. Dado um tema, utilize 15 segundos para se preparar e 45 segundos para falar. Grave no celular e ouça, analisando se a sua resposta teve fluência, boa pronúncia e se as ideias estavam claras. Peça opinião de colegas ou de um professor de inglês.

 READING: Leia textos com estilo acadêmico, trechos geralmente encontrados em livros universitários. Faça um teste para ver se você ganha tempo ao ler o texto e responder as questões ou se prefere ler as alternativas e procurar a informação no texto. Leia com maior atenção a introdução e a primeira frase de cada parágrafo.

 LISTENING: Procure entender a ideia principal e faça anotações enquanto ouve. Um erro comum é o candidato querer anotar tudo – não há tempo. Escreva apenas as palavras principais.

 WRITING: Utilize o rascunho para organizar suas ideias. Qual será o ponto principal do tópico, procure escrever 2 parágrafos com diferentes argumentos e a conclusão.



Galeria de imagens

toefl-mapa.jpg
Vai prestar o teste TOEFL?


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde. O processo pode demorar até uma semana.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.